Licenciamento De Moto

Para comprar uma moto é necessário saber sobre todas as taxas obrigatórias que devem ser pagas para poder andar legalmente pelas ruas e estradas de todo o país.

O licenciamento para motos é somente o recolhimento de impostos, conforme o calendário estipulado pelo governo, trata-se de um imposto que deve ser pago todo ano, sem esse pagamento em dia, os veículos não podem circular pelas ruas. O valor é variado de estado para estado, mas geralmente não passa de 90 reais.

Para efetuar a solicitação do licenciamento de sua moto, o motorista precisa estar em dia com a carteira de habilitação, documentação do carro, IPVA e ter as multas, devidamente pagas no caso de haver débitos.

Com o Licenciamento também é cobrado o seguro obrigatório, o DPVAT que é um seguro que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (via terrestre). O valor do licenciamento de motos é por volta de R$ 28,15 sendo que todo ano, o valor pode sofrer alterações.

Lembre-se de verificar seus documentos e anotar as datas de vencimento do licenciamento de sua moto, pois no caso de uma blitz policial e o documento atrasado, pode acarretar multas para o proprietário da moto, além de pontuação em carteira, ou seja, a falta de licenciamento da moto, pode gerar a apreensão do veículo e uma multa de R$ 191,54, sendo que sua carteira terá uma baixa de 7 pontos sendo considerada como uma infração gravíssima.

É possível pesquisar e encontrar os valores a serem pagos no licenciamento de motos, através dos sites de departamento de trânsito responsável pelo seu estado.