Licenciamento De Veiculos Documentos Necessários

Licenciamento De Veiculos Documentos Necessários

O licenciamento de veículos é cobrado todos os anos pelos estados. Isso significa que veículos motorizados e não motorizados, como no caso do reboque, são taxados uma quantia que pode variar de região para região, sendo determinadas pelo departamento de trânsito de cada estado.

Em regra não há muitas exigências para fazer o licenciamento de seu veículo, e parece bastante óbvio portar os documentos comuns, além dos documentos pessoais do proprietário, ou seja, os mesmos que somos pedidos quando somos abordados pela policia na rua ou nas estradas.

No entanto, pesquise antes quais as exigências legais de cada estado, pois no estado de São Paulo antes do pedido de licenciamento é necessário efetuar a inspeção ambiental veicular que possivelmente se estenderá para outras regiões.

Os documentos comuns necessários para solicitação de licenciamento de veículos são os seguintes:

*RG do proprietário do veículo;

*CRLV do ano anterior;

*Comprovante de pagamento do seguro obrigatório;

*Comprovante do pagamento do IPVA;

*Comprovante do pagamento de multas no caso de haver.

Havendo débitos de seu veículo a serem quitadas, você poderá obter informações sobre o valor da taxa a ser recolhida e de outros débitos, através de um despachante, ou nos sites do departamento de trânsito responsável pela sua região, ou também através de agências bancárias credenciadas com o detran.

Quitado os débitos e a taxa de licenciamento, você deve aguardar alguns dias até que o novo CRLV seja entregue pelos Correios na sua residência ou através de seu despachante, se optar por um.

O Preço do Licenciamento é variado de região para região mas geralmente não ultrapassa de R$ 50,00 nos estados brasileiros, para carros e motos.