O boleto para o pagamento do IPVA -2011 no estado de São Paulo pode ser gerado através do site da Secretaria da Fazenda http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/default.aspx, e alguns estados também disponibilizam o mesmo serviço através dos sites da secretaria da fazenda de cada estado.
As Secretarias de Estado da Fazenda disponibilizam de forma gratuita, a emissão da guia para pagamento de IPVA no Banco do Brasil ou a emissão da “ficha de compensação” para pagamento em qualquer agência ou posto da rede bancária.
Através dos bancos credenciados, o contribuinte tem a possibilidade de dirigir-se a uma agência com o número do Renavam do veículo e efetuar o pagamento do IPVA diretamente no caixa, sem a necessidade de emissão de qualquer guia ou boleto. Optando por esta situação, ou pelo pagamento eletrônico que alguns estados disponibilizam através de seus web sites, você utiliza menos recursos não reutilizáveis, diminuindo o uso de papel e tinta na impressão do processo burocrático de documentos obrigatórios, e portanto ajuda o meio ambiente com uma atitude conciente.
O IPVA 2011 pode também ser consultado e pago através de despachantes credenciados, que sem dúvidas não causaram dores de cabeça aos clientes, porém esse é um serviço personalizado e portanto cobrado, podendo variar pela escolha do agente e pela região.
O pagamento eletrônico nos estados que disponibilizam essa facilidade, é sem dúvidas o melhor caminho para efetuar o pagamento, evitando filas e desperdício de recursos. Vale a pena pesquisar no site da secretaria da fazenda responsável pelo seu estado, para obter maiores informações.