O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um imposto estadual, cobrado pelos Estados e o Distrito Federal que determina o valor do IPVA, tendo critérios próprios para avaliação, mas em geral o cálculo é realizado da seguinte forma: De 1,5 a 5% sobre o valor venal do veículo.
O pagamento do IPVA 2011 deve ser pago em 3 parcelas (janeiro, fevereiro e março de 2011) ou se preferir à vista com desconto. Nos sites dos departamentos de trânsito responsável por cada estado normalmente disponibilizam a consulta para verificar o valor do IPVA de 2011 a ser pago. O pagamento do IPVA 2011 pode ser feito em agências bancárias, casas lotéricas ou através da internet.
Na teoria o valor arrecadado com o IPVA, 50% é destinado ao governo estadual, e os outros 50% são para o município, geralmente onde o veículo é emplacado, e para manutenção de ruas, estradas e avenidas.
O DETRAN em São Paulo, normalmente permite a consulta online através do seu site para levantamento de débitos de multa, licenciamento e do IPVA 2011. Esse serviço, no entanto, é variado de região para região, conforme o estado.
O cálculo para o IPVA 2011
1º passo – conferir o valor venal do seu veículo, conforme modelo e ano de fabricação, baseado na tabela Fipe de setembro. de 2010
2º passo – verificar a alíquota conforme o tipo e o combustível do veículo escolhido.
3º passo – fazer a regra de três com os números para chegar ao valor do IPVA. Basta multiplicar o valor do carro pela alíquota determinada e dividir por 100.
Exemplo:
Um Volkswagen Gol 1000, ano 2007, a gasolina. De acordo com a tabela, esse veículo custa R$ 19.497. A alíquota para cálculo é de 4%. Dessa forma, o valor do IPVA é de R$ 779,88.
Consulte seu IPVA em São Paulo através do site
http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/