É necessário efetuar o licenciamento de veículos anualmente para não ter seu carro recolhido das ruas e multado, além da obtenção de pontuação em carteira que é registrada para o proprietário do veículo.
De acordo com as leis vigentes no território nacional, não é permitido a nenhum condutor circular com veículo sem o devido licenciamento, além do pagamento de tributos e impostos do estado.
Quando o condutor de um veículo é parado em uma fiscalização de trânsito sem os devidos documentos, lhe implicará em multa de R$ 191,54 e será incluído sete pontos em sua carteira de habilitação.
E para solucionar o problema, é necessário atualizar o licenciamento de seu veículo antes que algo pior possa acontecer, pois o não pagamento de débitos do veículo, incide em inscrição na divida ativa no banco de dado do estado responsável.
São inscritos em Dívida Ativa todos os tributos, tarifas e multas não pagas dentro dos prazos legais de cobrança dos mesmos, levando-se em consideração todos os prazos de recursos.
A maior parte dos débitos inscritos em Dívida Ativa refere-se às taxas de pátio e multas não pagas pelos proprietários de veículos. Apenas são inscritas em Dívida Ativa as multas obrigatórias, que já foram cobradas no Licenciamento Anual de Veículos e não foram pagas.
Pelo atraso do licenciamento, em alguns estados, ainda é cobrado uma multa e juros. Então não perca os vencimentos do licenciamento de seu veículo e verifique as datas através do websites disponíveis pelos DETRANs de cada região.