Araraquara cresceu muito nos últimos 20 anos e com esse crescimento a frota de veículos também aumentou e consequentemente o número de multas e acidentes no trânsito na região, simplesmente foram crescendo de acordo com o esse crescimento.
Segundo as orientações da prefeitura e da policia militar, as multas na região de Araraquara, somente acontecem quando há alguma resistência do motorista, pois a conscientização com métodos educativos são mais eficientes no combate a infrações de trânsito, observando uma solicitação feita pelo próprio prefeito Marcelo Barbieri. “Nossos agentes têm orientado os motoristas e não apenas multado. Quando alguém é pego sem o cinto de segurança, por exemplo, é orientado sobre a infração, e não penalizado. Neste caso, a multa só é aplicada se o agente encontra resistência por parte do motorista”, explica. “Nosso empenho é para que prevaleça o caráter educativo da multa, e não o arrecadatório”, completa.
Porém, cerca de dez motoristas de caminhões são multados por dia, desrespeitando conscientemente a sinalização e a lei, ao trafegarem pela Rodovia Graciano da Ressurreição Affonso (ARA-080), a vicinal de Bueno de Andrada. A fiscalização dos veículos de grande porte foi retomada no mês de abril e rendeu 326 multas em uma das medidas pactuadas entre a Prefeitura e o Ministério Público (MP) por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O acordo prevê uma série de ações no trecho de 16 quilômetros, pedagiado há dois anos, como limpeza, manutenção do asfalto e sinalização.
Segundo a lei, podem trafegar pela vicinal apenas veículos com pesagem máxima de 7 toneladas, incluindo o peso da carga.