As Multas De Trânsito podem ser consultadas através do site do DETRAN de cada estado, através de despachantes ou bancos credenciados com o DETRAN. Basta o número do RENAVAM de seu veículo para efetuar a consulta.
Através do site do DETRAN é possível imprimir o boleto com o valor da fatura de seus débitos a serem pagos. Além disso, alertamos que se o veículo possuir débitos de IPVA, multas ou DPVAT, deverão ser quitados para que o veículo ou o documento sejam liberados, caso contrário não será suficiente efetuar o pagamento do valor do licenciamento e do seguro obrigatório DPVAT.
Ao recebimento de uma notificação de multa, você deve sempre conferir atentamente, se não há erros, pois é possível que tenha obtido uma multa que não seja sua. Por incrível que possa parecer, é muito comum haver carros diferentes com a mesma placa, que normalmente é clonada por pessoas de má índole, para fugir com carros roubados, além de evitar multas e pontuação em carteira.
No caso de multas de trânsito indesejadas, ou se realmente acredita que uma infração não foi cometida por você, é garantido pelo Código de Trânsito Brasileiro o direito de se defender dessas infrações, e você poderá recorrer dessas multas.
O processo para recorrer não é muito simples, mas através dessa burocracia, é possível cancelar essas multas e se livrar de pontuação na carteira e realmente vale a pena tentar quando sabe-se que está exercendo um direito.