O IPVA 2011 no estado da Bahia é cobrado anualmente aos proprietários de veículos automotores e trata-se de um imposto estadual criado pelo governo brasileiro sobre qualquer veículo automotor.
A guia de recolhimento, está disponível no site www.sefaz.ba.gov.br da Secretaria da Fazenda do estado da Bahia e para imprimir o boleto correspondente aos seus débitos, o contribuinte necessita do número do RENAVAM, que pode ser encontrado no documento de seu veículo na parte superior.
A consulta do valor do IPVA pode ser feita anteriormente, através do mesmo site da secretaria da fazenda do estado da Bahia, gratuitamente pela internet, proporcionando a facilidade de imprimir um boleto bancário, que serve como uma guia de recolhimento, que pode ser paga nas agências dos Bancos credenciados.
O veículo somente pode ser considerado licenciado e totalmente legalizado, estando quitados os débitos relativos ao IPVA 2011, taxa de licenciamento, seguro obrigatório (DPVAT), multas de trânsito e ambientais do veículo, independente da responsabilidade pelas infrações cometidas. Isso significa que se estiver em fase de recurso de multas, há necessidade de pagá-las para efetuar o licenciamento.
Os pontos do Banco Popular do Brasil e agências correspondentes do Banco do Brasil, poderão receber as guias impressas ou Boletos de Pagamento.
Através do banco Bradesco, qualquer agência poderá informar e receber o valor a ser pago, mediante o número do RENAVAM, que está no documento do seu veículo.
Os correntistas do Banco do Brasil e do banco Bradesco, poderão efetuar o pagamento nos terminais de auto-atendimento, pela Internet, pelo telefone e nas agências bancárias.