O Sistema de licenciamento de veículos é organizado pelos governos estaduais para funcionamento de arrecadações de impostos pelo registro de seu carro. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o licenciamento de veículos é diferente do IPVA, e geralmente é taxado de acordo com o final da placa do veículo com vencimento em meses estipulados anteriormente, podendo haver diferenças de região para região. Já o IPVA geralmente é cobrado no começo do ano, podendo ser parcelado em até quatro vezes, já o licenciamento nem sempre é possível efetuar o parcelamento, mas muitas pessoas conseguem parcelar o pagamento através de despachantes.
Então vale a pena sempre pesquisar localmente, na internet ou até mesmo com seu despachante local, se existe um site oficial para o departamento de trânsito responsável, geralmente chamado ciretran.
Em São Paulo o site oficial é o do DETRAN que disponibiliza inúmeros serviços com diversas facilidades para efetuar o licenciamento de veículos, até mesmo através de um sistema eletrônico, possibilitanto agilidade e conforto aos usuários.
Em outros estados é necessário pesquisar se há tais facilidades, mas geralmente se ainda não está disponível, certamente não vai demorar muito, afinal o sistema de trânsito está quase totalmente integrado.
A taxa cobrada através do licenciamento de veículos, imposta pelos estados da federação, na teoria, são usadas para manutenção das vias terrestres com melhorias em ruas e estradas, no entanto, continuamos a pagar pedágios a empresas privadas, concessionárias desse sistema de governo inadequado, que fere o direito do cidadão de ir e vir assegurado na constituição federal do Brasil.